Avaliação da Confiabilidade de Informações

A formação em Avaliação da Confiabilidade de Informações foi desenvolvido para auxiliar estudantes e profissionais a lidarem com informações de uma forma mais crítica. Também conhecida como “senso crítico”, a avaliação da confiabilidade de informações envolve a identificação e avaliação de informações e de argumentos e erros de raciocínio presentes neles. Diante da quantidade e variedade de informações disponíveis atualmente, essa avaliação é um processo cada vez mais importante para a vida profissional, acadêmica e cotidiana das pessoas. Porém, são raras as condições para capacitar pessoas a realizar avaliações de informações, mesmo em cursos de graduação e de pós-graduação.

Os cursos do OPERANDA são elaborados por um grupo de professores, pós-graduandos e estudantes de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A literatura utilizada e os objetivos definidos para este curso são derivados de um curso presencial, com eficácia comprovada cientificamente, que há mais de dois anos tem sido realizado pelo projeto de extensão Desenvolvimento de Senso Crítico, da UFPR. A elaboração do material didático foi realizada de acordo com uma tecnologia de ensino adequada às ferramentas disponíveis na plataforma OPERANDA, para garantir a qualidade e eficácia do curso.

A Formação completa em Avaliação da Confiabilidade de Informações, ainda em desenvolvimento, será constituído por cerca de 10 cursos sequenciais. Você precisa terminar o primeiro para ter acesso ao segundo, e assim sucessivamente. Estamos planejando tudo com muito cuidado e carinho para você. Todos os nossos cursos são públicos e gratuitos. Infelizmente dispomos de recursos muito limitados para desenvolver nosso trabalho. Diante disso, a disponibilização de novos cursos ocorrerá seguindo um calendário de viabilidade de nossa equipe. Abaixo está a descrição dos 10 módulos que compõem este curso.

Cursos que compõem a formação em Avaliação da Confiabilidade de Informações:

  1. Introdução à Avaliação da Confiabilidade de Informações
  2. Funções do discurso: função expressiva, diretiva e informativa (Janeiro, 2023)
  3. Tipos de discurso informativo: descritivo, narrativo e dissertativo
  4. Argumentos e suas partes constituintes
  5. Tipos de argumentos: argumentos dedutivos
  6. Tipos de argumentos: argumentos indutivos
  7. Critérios para avaliar informações I
  8. Critérios para avaliar informações II
  9. Tipos de falácias I
  10. Tipos de falácias II

Outras informações sobre o Curso

Coordenadores do Curso:

Prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia – UFPR. Doutor em Psicologia –  UFSC. Tem realizado pesquisas sobre programação de contingências de ensino, processos comportamentais complexos e sobre o comportamento “avaliar a confiabilidade de informações”. Contato: gabrieldeluca.ufpr@gmail.com

Prof. Dr. Alexandre Dittrich. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia – UFPR. Doutor em Filosofia –  UFSCar. Tem realizado pesquisas relacionadas a fundamentos conceituais da filosofia behaviorista radical, em seus aspectos epistemológicos, éticos e culturais, e à Análise do Comportamento. Contato: aledittrich@ufpr.br

 

Equipe de Programação de Ensino

Ao fim de cada unidade do curso, você verá o nome das pessoas que trabalharam para desenvolvê-la. Aqui estão os nomes de todos os que contribuíram no desenvolvimento deste curso:
●      Caroline Nunes Magalhães

●      Débora Thais Klein

●      João Pereira dos Anjos Neto

●      Rafael Trinks Gonçalves

 

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