Quem somos

O OPERANDA é uma realização do Núcleo de Análise do Comportamento do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Coordenação:

Prof. Dr. Helder Lima Gusso. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor (2013) e mestre (2008) em Psicologia pela UFSC. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC (054/2015). Ex-Conselheiro e membro da comissão de acreditação em Análise do Comportamento da ABPMC (2017-2018). Temas de interesse: Educação científica. Ensino online. Programação de ensino. Análise de organizações de ensino superior. Análise de organizações de ciência e tecnologia. Análise do comportamento aplicada nas organizações. Ensino e aprendizagem de comportamentos profissionais. Avaliação de intervenções profissionais no contexto do trabalho. Análise de sistemas organizacionais.  Relações entre a utilização de recursos e a produção de externalidades em organizações.

Dra. Aline Battisti Archer. Consultora na Âmbia Comportamento Humano. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). É integrante do Núcleo de Análise do Comportamento e do Laboratório Fator Humano da UFSC. Possui experiência com Formação Profissional, Programação de Ensino, Gestão do Comportamento em Organizações, Avaliação de Desempenho, Avaliação Institucional, Educação a Distância.

Equipe:

Já participaram do OPERANDA em anos anteriores:

• Andrey Oliveira (UNIVALI)
  • Caroline Nunes Magalhães (UFPR)
  • Daeana Paula Bourscheid (UFSC)
  • Gabriel de Melo Cardoso (UFSC)
  • Günther Alves Schlingmann (UFSC)
  • Thalia Rosa Bitencourt (UFSC)
  • Vinícius Marshall Gadea (UFSC)