Observação Direta do Comportamento

O curso Observação Direta do Comportamento está sendo desenvolvido como meio de suporte para a formação metodológica de psicólogos e demais profissionais que lidam com comportamento humano. Os métodos de observação direta são fundamentais para quem lida profissionalmente com comportamento humano. E, infelizmente, cada vez menos cursos de graduação têm oferecido capacitação suficiente para qualificar profissionais da área ao exercício profissional de modo compatível com o conhecimento científico disponível.

O curso do OPERANDA foi elaborado por um amplo grupo de professores, pós-graduandos e estudantes de graduação, com assessoria dos maiores especialistas da área no país, seguindo uma metodologia que viabilizará acesso a um material de altíssima qualidade e com recursos de ensino muito eficazes. A elaboração de cada hora de atividade do curso leva mais de 200 horas de trabalho da equipe. O planejamento do ensino envolve exame de literatura especializada, planejamento de cada etapa do ensino, elaboração de materiais didáticos, planejamento instrucional detalhado, discussões com especialistas, entre diversas outras atividades. Depois de prontos, os cursos passam pela avaliação de especialistas e realizamos um experimento testando a efetividade do ensino com estudantes de graduação. Após os refinamentos decorrentes dessas avaliações, enfim os módulos do curso são disponibilizados online. Depois de disponíveis online, nossa equipe avalia o desempenho dos alunos no sistema online para identificar, continuamente, possibilidades de aperfeiçoamento nas condições de ensino. É muito trabalho. E o fazemos com o maior prazer, preocupados em criar boas condições de ensino para você.

O curso completo de Observação Direta do Comportamento é constituído por 20 módulos sequenciais. Você precisa terminar o primeiro para ter acesso ao segundo, e assim sucessivamente.  Estamos planejando tudo com muito cuidado e carinho para você. Todos os nossos cursos são públicos e gratuitos. Infelizmente dispomos de recursos muito limitados para desenvolver nosso trabalho. Diante disso, a disponibilização de novos módulos do curso ocorre seguindo um calendário de viabilidade de nossa equipe. Abaixo está a descrição dos 20 módulos que compõe este curso, com a previsão de quando cada um deles estará disponível online para você.

Módulos que compõe o curso Observação Direta do Comportamento

  1. Introdução à Observação do Comportamento (Já disponível)
  2. Observação Científica do Comportamento (Previsão: Julho de 2021)
  3. Observação Direta do Comportamento (Previsão: Outubro de 2021)
  4. Usos Profissionais da Observação Direta (Previsão: Dezembro de 2021)
  5. Formulação de Objetivos para Observação (Previsão: 2022)
  6. Planejando a Observação Direta (Previsão: 2022)
  7. Técnicas de Observação e Registro do Comportamento (Previsão: 2022)
  8. Protocolos para Observação e Registro do Comportamento (Previsão: 2022)
  9. Observação Participante e Registro Anedótico (Previsão: 2022)
  10. Registros Cursivos (Previsão: 2022)
  11. Análise de Registros Cursivos (Previsão: 2022)
  12. Registros Categorizados (Previsão: 2022)
  13. Definição de Categorias de Observação (Previsão: 2022)
  14. Análise de Registros Categorizados (Previsão: 2022)
  15. Avaliação de acordo entre observadores (Previsão: 2023)
  16. Avaliação de Integridade das Medidas (Previsão: 2023)
  17. Representação de Dados Observacionais (Previsão: 2023)
  18. Descrição de Dados Observacionais (Previsão: 2023)
  19. Interpretação de Dados Observacionais (Previsão: 2023)
  20. Apresentação de Estudos Observacionais (Previsão: 2023)

 

Pronto para Começar? Clique aqui para ir à nossa plataforma de ensino


Outras informações sobre o Curso

 

Coordenadores do Curso:

Prof. Dr. Helder Lima Gusso. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor e mestre em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC (054/2015). Ex-Conselheiro e membro da comissão de acreditação em Análise do Comportamento da ABPMC (2017-2018). Temas de interesse: Educação científica. Ensino online. Programação de ensino. Análise do comportamento aplicada nas organizações. Ensino e aprendizagem de comportamentos profissionais. Avaliação de intervenções profissionais no contexto do trabalho. Análise de sistemas organizacionais. Análise de organizações de ensino superior. Análise de organizações de ciência e tecnologia. Relações entre a utilização de recursos e a produção de externalidades em organizações.

Dra. Aline Battisti Archer. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). É integrante do Núcleo de Análise do Comportamento e do Laboratório Fator Humano da UFSC. Possui experiência com Formação Profissional, Programação de Ensino, Gestão do Comportamento em Organizações, Avaliação de Desempenho, Avaliação Institucional, Educação a Distância.

Equipe de Programação de Ensino 

Ao fim de cada unidade do curso, você verá o nome das pessoas que trabalharam para desenvolvê-la. Aqui estão os nomes de todos os que contribuíram no desenvolvimento deste curso, por ordem alfabética.

  • Aline Battisti Archer
  • Andrey Oliveira
  • Caio Medeiros de Oliveira
  • Daeana Paula Bourscheid
  • Fabrice Alexandre Mares Dafre
  • Gabriel de Melo Cardoso
  • Günther Alves Schlingmann
  • Hélder Lima Gusso
  • Joana Milan
  • João Henrique Schuster
  • Mayara Massocco
  • Maria Laura Silveira dos Santos
  • Nathália Silva Sandi
  • Pedro Henrique Pacheco Kannenberg
  • Valentina Pittol Nercolini
  • Vinícius Marshall Gadea
  • Vitor Cristiano Herartt

 

Para saber mais como são elaborados os cursos do OPERANDA, clique aqui.

Confira a nossa lista de Perguntas Frequentes (FAQ), clicando aqui.

Pronto para Começar? Clique aqui para ir à nossa plataforma de ensino