Aprendendo a observar

09/10/2019 15:18

A observação direta de comportamentos é um dos mais importantes procedimentos de trabalho do psicólogo e de outros profissionais que lidam com comportamento. Utilizado na clínica psicológica, em escolas, em organizações e em ampla gama de campos de atuação do psicólogo, é considerado procedimento básico para coletar informações sobre processos psicológicos.

Há poucas opções de literatura em língua portuguesa que ensinam a observar diretamente o comportamento. O livro Aprendendo a Observar é referência amplamente utilizada na área de observação para psicólogos e estudantes dentro e fora das universidades. Nele, o leitor terá acesso à informações sobre como escolher e definir comportamentos, diferentes técnicas de registro, orientações para elaborar protocolo de observação, entre outros aspectos pertinentes à observação científica de comportamentos. É um livro para ter na prateleira para consulta sempre que necessário.

Referência:

Danna, Marilda Fernandes; Matos, Maria Amélia. (2006). Aprendendo a observar. Edicon, 2006.

Comprar:

Clique aqui para ver a lista de ofertas no Google Shopping