Descrição, Definição e Registro de Comportamento

09/10/2019 15:11

Definitivamente, o livro mais completo e importante sobre observação direta de comportamentos. É o primeiro livro sobre observação publicado no Brasil e referência unânime dentro e fora das universidades. Escrito pelo professor Antônio Jayro da Fonseca Motta Fagundes, referência muito conhecida por seus trabalhos com treinamento de animais e bebês para filmes, séries e publicidade no Brasil. Foi pioneiro nesse tipo de atividade, sem utilizar técnicas aversivas de controle de comportamento em seus trabalhos. Prof. Jayro é doutor em psicologia experimental pela USP e docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Lahmiei. Uma grande referência na área de comportamento animal e da Análise do Comportamento.

No livro Descrição, definição e registro de comportamento é caracterizada a observação direta de maneira acessível a todos os públicos, evidenciando sua importância em diversas áreas de atuação. As diferentes formas de observar diretamente, as técnicas de registro, os cuidados com a linguagem descritiva, a coleta e a análise dos dados de observação são examinadas na obra. Adicionalmente, ele ajuda a compreender  como aspectos não-verbais podem indicar informações importantes sobre determinado comportamento, em um depoimento, entrevista ou julgamento. desde sua 17a edição, uma das novidades foi a adição de um catálogo com definição de comportamentos amplamente usados em estudos observacionais. Em 2022, está saindo a 19ª edição, totalmente revista e com um pequeno aumento no número de definições do catálogo.

Referência: Fagundes, Antônio Jayro da Fonseca Motta. (2017). Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 18a ed.

Comprar: Clique aqui para compra direto da editora.