OPERANDA
  • (Português do Brasil) Aprendendo a observar

    Publicado em 09/10/2019 às 03:18 PM

    Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.


  • (Português do Brasil) Descrição, Definição e Registro de Comportamento

    Publicado em 09/10/2019 às 03:11 PM

    Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.


  • (Português do Brasil) Táticas da pesquisa científica

    Publicado em 09/10/2019 às 03:06 PM

    Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.


  • (Português do Brasil) Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais

    Publicado em 09/10/2019 às 02:59 PM

    Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.


  • (Português do Brasil) Guia de Escrita

    Publicado em 09/10/2019 às 02:58 PM

    Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.


  • (Português do Brasil) Strategies and Tactics of Behavioral Research

    Publicado em 09/10/2019 às 02:54 PM

    Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.


  • Elaboração de programas de ensino

    Publicado em 09/10/2019 às 02:50 PM

     

    O livro de Cortegoso & Coser (2011) é o primeiro manual sistematizado sobre programação de ensino. Nele o aprendiz vai conhecer o passo a passo do processo de elaboração de um programa de ensino, desde a identificação dos problemas a serem solucionados, até às etapas de avaliação da eficácia de ensino. Um ponto importante a se ressaltar é que o próprio manual segue as diretrizes de programação de condições para desenvolver comportamentos, o que facilita a compreensão, por proporcionar ao leitor atividades interativas elaboradas em pequenos passos que favorecem o aprendizado.

    Sobre as autoras:

    Ana Lucia Cortegoso, Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Atualmente professora sênior da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Como psicóloga, é especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, e em Psicopedagogia. Link para o Lattes.

    Danila Secolim Coser, Doutora em Ed. Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Atua em intervenção, ensino e pesquisa nos seguintes temas: programação de ensino, dificuldades de aprendizagem, treinamento de pais, lição de casa, terapia analítico-comportamental e educação à distância (EAD). Professora concursada da UNIFAE – São João da Boa Vista (SP) e psicóloga clínica no Instituto de Psicologia Comportamental da Baixa Mogiana (Mogi Mirim – SP). Link para o Lattes.

    Referência: Cortegoso, A.L.; Coser, D. (2011). Elaboração de programas de ensino: material autoinstrutivo. São Carlos: Editora da UFSCar.

    Comprar: Clique aqui para comprar o livro.


  • O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro

    Publicado em 09/10/2019 às 02:42 PM

     

    O livro O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, publicado inicialmente em 1995 pelo grande divulgador e defensor da ciência Carl Sagan, trata sobre o papel do ciência na construção de um mundo menos “assombrado” por explicações fraudulentas e pseudocientíficas, encorajando o leitor a ter uma visão mais cética e crítica da realidade, e mostrando como é possível realizar um análise racional e clara dos problemas que assolam a humanidade.

    Sobre o autor:

    Carl Sagan nasceu em 1934 nos Estados Unidos. Conhecido por seu trabalho nos campos da astronomia, astrofísica, astrobiologia e cosmologia, Sagan recebeu medalhas e  prêmios por suas contribuições ao desenvolvimento e divulgação científica. Ao falecer, em 1996, o autor lecionava na Cornell University, em Nova Iorque. Para mais informações, acesse carlsagan.com.

    Referência: Sagan, C. (1995). O mundo assombrado por demônios. São Paulo: Companhia de Bolso.

    Comprar: Clique aqui para comprar o livro.