About Us

O trabalho científico é um elo entre o reconhecimento e a gratidão pelo que outros fizeram e a generosidade de continuar a construção de um conhecimento, como condição para outros poderem prossegui-la” (Sílvio Paulo Botomé, 2017)

 

The OPERANDATurning Knowledge in Behavior – is an extension program of the Behavior Analysis Center (NAC) that is attached to the Federal University of Santa Catarina Department of Psychology. This program was created from the identification of the low rate of scientific literacy between university students and the difficulty that many of them have in comprehend the usage possibilities of the scientific method as basis for professional exercise. Such data highlights the necessity of developing educational programs that train professionals more qualified to present scientific behaviors. We understand that much more than teaching people to talk about Science, we must teach them how to make decisions and act based on the scientific method, because that’s what should characterize the university education off all young Brazilians.

Since mid-20th century, there has been a long history of experimental studies in psychology labs about learning processes; the knowledge produced by these researches was systematized by a field called Programming Conditions to Development of Behaviors (PCDC). The knowledge produced in this field is not very well know outside the experimental psychology laboratories, and few professors training programs teach it, turning the traditional formation of educators inconsistent with the state of art of the knowledge about the processes of teaching and learning.

Considering these information’s, the OPERANDA is an online platform that provides public and free of charge study programmes, elaborated according to the knowledge produced by the field of Programming Conditions to Development of Behaviors (PCDC). Our mission is to teach scientific behaviors to university students, in order to qualify them to make decisions and perform professionally according to the principles of the scientific method.

 

We have three guiding principles in our work:

(1) O ponto de partida de elaboração dos programas de ensino são as principais necessidades sociais relacionadas ao uso do método científico na atuação de profissionais de nível superior. Essas necessidades são identificadas por meio de investigações empíricas.

(2)  Não ensinamos conteúdo. Desenvolvemos comportamentos profissionais! Nosso objetivo é desenvolver comportamentos que a pessoa apresentará, ao atuar profissionalmente em seu contexto de atuação, após concluir o programa de ensino. Selecionamos informações e criamos estratégias de ensino que facilitem o desenvolvimento desses comportamentos. Mais do que criar condições para uma pessoa aprender a “falar sobre”, criamos condições para ela apresentar os comportamentos relevantes diante das situações com as quais se defrontará em sua vida profissional.

(3) Seguimos princípios de elaboração de condições de ensino empiricamente validadas. O desenvolvimento do ensino é orientado por princípios como: (a) respeito ao ritmo do aluno; (b) promoção gradual da aprendizagem do aluno; (c) elaboração de estratégias de ensino que exija que o aluno “aprenda fazendo”; (d) apresentação de feedbacks imediatos e informativos acerca do desempenho do aluno; e (e) avaliação contínua do programa de ensino para seu constante aperfeiçoamento.

 

Sobre o nome OPERANDA

O nome de nosso programa, OPERANDA, deriva de um termo utilizado no contexto experimental. É o plural de operandum, que designa a parte de um contexto experimental com a qual um organismo interage em um ambiente controlado. O OPERANDA, como um sistema de ensino, é um contexto cuidadosamente programado, com o qual o estudante ativamente interage, cuja finalidade é desenvolver comportamentos profissionais. Escolhemos o termo para designar que há uma alternativa adicional às possibilidades que os estudantes já têm em sala de aula. Cansou da aula expositiva e da ênfase em conteúdos desconectados da realidade com a qual precisa lidar no dia a dia? Venha desenvolver seus comportamentos científicos com a gente!