Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais

09/10/2019 14:59

O que é ensino? O que é aprendizagem? Como esses dois processos se relacionam? Embora sejam processos vivenciados cotidianamente, definir o que são os processos de ensinar e aprender é tarefa complexa. Os professores Olga Mitsue Kubo (UFSC) e Silvio Paulo Botomé (UFSCar e UFSC) apresentam exame claro e preciso desses processos à luz da Análise do Comportamento. Confira o resumo do artigo e o acesso ao texto completo abaixo.

Resumo do artigo:

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”. Processos constituídos por comportamentos complexos e difíceis de perceber. Principalmente por serem constituídos por múltiplos componentes em interação. Os próprios comportamentos são passíveis de percepção e de definição científica a partir da identificação dos seus componentes e das interações que estabelecem entre si, os quais constituem os fenômenos que recebem os nomes de “ensinar” e de “aprender”. A interdependência dos dois conceitos é fundamental para entender o que acontece sob esses nomes. Sua percepção e entendimento constitui algo crucial para o desenvolvimento de qualquer trabalho de aprendizagem, de educação ou de ensino. Como identificar esses componentes? Como caracterizar as relações entre eles? Como ver o processo “ensino-aprendizagem”? Neste texto é apresentado um exame desse processo, à luz dos conceitos oriundos da Análise do Comportamento, localizando suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da Educação em relação a experiências de grande valor que nasceram e se desenvolveram no País, quase sem conhecimento da maioria dos que constituem e de muitos que trabalham em Educação.”

 

Clique aqui para acessar o artigo.

Referência: Kubo, O.M., & Botomé, S.P. (2001). Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Em: Interação em Psicologia, 5(1), 133-171. doi: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321.